sábado, 14 de maio de 2011

Visão Estratégica de Gestão


As pessoas são sujeitos dinâmicos e passiveis de grandiosas contribuições nas organizações, elas são apontadas como o fator estratégico para alcançar os objetivos das empresas. A área de RH é dada como fundamental para o sucesso das empresas, pois o que difere a competitividade das organizações são as pessoas. Na visão estratégica, os gestores devem trabalhar na obtenção e retenção de talentos, inovação e conhecimento. A estratégia de gestão visa investigar quais variáveis podem influenciar nos resultados e ganhos, nas ações de gestão de pessoas ou nas estratégias econômicas e comerciais utilizadas pela empresa. Por isso, os gestores precisam compreender o papel da área (departamento) para trabalhar com focos estratégicos, garantindo um equilíbrio entre os interesses dos funcionários e os da organização e contribuindo para a melhoria do desempenho individual e organizacional.
Todos os colaboradores devem conhecer o mapa estratégico da empresa, onde cada colaborador possa visualizar o seu lugar dentro da empresa e ter conhecimento da sua contribuição para ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Por isso, o RH também deve ter programas de recrutamento e seleção, pesquisa de clima e resultados de avaliação de desempenho, devendo haver indicadores para poder comparar o antes e o depois. Administrar estrategicamente é tornar a organização capaz de integrar as decisões administrativas e operacionais às estratégias, com eficiência e eficácia. Agregar novos talentos significa ampliar o capital humano da empresa.  A empresa precisa atrair, desenvolver e manter profissionais qualificados. Com isso, cada vez mais existe a necessidade de capacitar e investir no desenvolvimento de pessoas, focalizar nas áreas de resultados da empresa é compromisso pessoal de cada colaborador para com as metas da organização. Por meio de um envolvimento coletivo, do maior ao menor escalão, estará sendo exercitado a concepção de uma gestão estratégica com pessoas.
Assim, os gestores devem deixar claro os objetivos que desejam atingir, as estratégias que serão adotadas para chegar lá, o que esperam de cada funcionário, a atual situação da empresa e a que desejam alcançar, benefícios que a empresa e os funcionários terão, treinamento para os envolvidos e apresentações para todos ficarem a par dos acontecimentos. Além de garantir o comprometimento e a motivação dos indivíduos, desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho, administrar as mudanças, recompensar as pessoas pelo trabalho desenvolvido, agregar, manter, desenvolver e aplicar pessoas. A Gestão de Pessoas é responsabilidade de todos os gerentes da organização.

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