Nos dias de hoje, as organizações precisam encontrar alternativas e possibilidades capazes de alterar a forma de fazer a gestão com pessoas, por isso há a necessidade de constante estudo sobre novas estratégias para o trabalho humanizado como um dos pontos fundamentais da gestão com pessoas. Os profissionais vêm sendo cada vez mais valorizados, e a globalização serve de incentivo as empresas para alcançar objetivos, pois com as mudanças que ocorrem rapidamente, as organizações precisam melhorar sua capacidade competitiva.
Os fatores que interferem em processos de mudanças e na forma de se fazer gestão com pessoas são: Originalidade, Criatividade, Invenção e Inovação. De acordo com Lorenzo (2003), hoje existem vários tipos de colaboradores cujas atividades se desvinculam da confecção dos bens que as empresas produzem:
Empregados de Escritórios = gerentes e auxiliares que se dirigem diariamente até a empresa.
Tele-trabalhadores = executam suas tarefas longe da empresa, em casa, ou em algum escritório distante ou, até mesmo em outros países.
Guerreiros de estrada = andam de um lado para o outro, visitando clientes e fornecedores, passam poucas vezes na empresa e normalmente fazem uso de alta tecnologia de teleinformática.
Ciganos corporativos = colaboradores que trabalham diretamente na casa do cliente ou fornecedor (projetistas consultores).
Todos esses tipos de colaboradores tendem a criar valores em uma organização, ainda que de forma distinta e, conseqüentemente, motivados e liderados de forma diversa. Dessa maneira, as organizações precisam inovar constantemente. Pesquisas mostram a crescente substituição da força física pela cerebral. No domínio organizacional, o trabalho é estruturado, controlado e medido, o conhecimento é claramente definido em procedimentos, relatórios, memorandos e bases de dados. O gestor tem papel fundamental para desenvolver a prática profissional. São indicadas aos gestores, como excelência de ação, novas habilidades cognitivas, capacidade de pensamento abstrato e flexibilidade de raciocínio. Cabe aos gestores atuarem e acreditarem na possibilidade de uma boa convivência social e profissional nas organizações. É importante ressaltar que o processo de aprendizagem contínua, para o profissional que trabalha com desenvolvimento com pessoas, deve se tornar um compromisso e um exercício.
Nesse cenário, é preciso investir no conhecimento de pessoas não apenas para cumprir uma meta ou um padrão, mas para alcançar a melhoria de seus resultados. A organização deve aderir a programas educacionais, compreendendo a utilização de tecnologias aplicadas à educação, agregando desenvolvimento de competências ainda desconhecidas.
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