terça-feira, 24 de maio de 2011

As empresas têm RH estratégico?

Quantas empresas usam essa nomenclatura para se referir à atuação do da área de recursos humanos, sendo que na realidade sequer existe RH na empresa


De tempos em tempos, algumas palavras ou expressões entram em moda e de tanto serem usadas acabam perdendo seu significado efetivo. Um exemplo é a palavra "parceria". Certamente alguém já fez uma proposta a você, onde não havia vantagem alguma para a sua parte e o bordão era: "vamos fazer uma parceria" ou "somos parceiros".
E o RH Estratégico? Quantas empresas usam essa nomenclatura para se referir à atuação do da área de recursos humanos, sendo que na realidade sequer existe RH na empresa, no máximo um DP – Departamento Pessoal! Ainda há aquelas empresas em que a atuação do RH no planejamento estratégico é preparar o evento e avisar o momento da hora do café.
Atuar em recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, remuneração e carreira ou benefícios não representa necessariamente uma atuação estratégica, pois temos exemplos de empresas com todas essas áreas, mas em que a atuação do RH não visa resultados, ficando apenas na esfera "humanista".
Toda organização existe para executar algo, que pode ser identificado na missão. O objetivo maior que é atingir o que está expresso na visão empresarial. Uma empresa sem seus colaboradores não é absolutamente nada, pois a organização não faz nada, não sai do lugar, não tem ação, torna-se imóvel. São as pessoas que dão "alma" para a empresa; são elas que fazem acontecer, que atingem os resultados esperados pela 'Visão'. Por outro lado, também são responsáveis pelos resultados serem atingidos ou não.
Toda empresa precisa de resultado, até uma entidade assistencial precisa de resultados, vindos dos esforços de captação de recursos na espécie da sua atuação como roupas, alimentos, pessoas ou mesmo dinheiro. Ora, se o resultado é preciso até nesse tipo de empresa, muito mais intensa é a dependência de uma empresa que tem como finalidade o lucro.
Lucro não é pejorativo, é questão essencial para perpetuação do capital. Como a organização em si é imóvel, são as pessoas que devem ter as ações para tal resultado e, portanto, alguém precisa conduzir as pessoas para que os resultados organizacionais sejam atingidos.
E quem deve conduzir as pessoas de modo a fazer com que às metas sejam atingidas é o gestor, não há dúvida. Ou seja, o superior imediato de uma função, e assim hierarquicamente, até o nível mais alto da estrutura organizacional. O detalhe é que o gestor, na maioria das vezes, não foi ou não está preparado para atuar com a condução de pessoas, mas sim com a técnica e estratégia que envolve sua atividade principal, o que de fato é essencial para o sucesso da empresa.
Ser um RH estratégico, portanto, é na realidade atuar em todas as questões necessárias para que os colaboradores possam atingir a Visão da empresa e dar apoio aos gestores para que isso ocorra.
Ser um RH estratégico é liderar os gestores em prol do objetivo maior da empresa, expresso em sua Visão, atuando com o estilo de liderança servidora, para prover gestores e colaboradores de tudo o que for preciso, mas também agir e cobrar por resultados dos mesmos gestores e colaboradores.
Para isso o perfil do profissional de RH precisa ser mudado, ou melhor, precisa ser ampliado. O perfil do profissional de recursos humanos precisa lidar com números, indicadores, estatísticas, com a lógica, com objetividade e redução da subjetividade, com argumentos e comprovação matemática, com visão sistêmica, com visão estratégica. O RH estratégico precisa conhecer os produtos, serviços, os processos, os clientes e fornecedores da empresa. E fundamentalmente não apenas conhecer, mas participar da construção do planejamento estratégico, do plano de marketing, enfim, de todas as ações da empresa, pois somente assim ele conseguirá contribuir, efetivamente, para que as pessoas possam atingir os resultados da organização.
Somente com esse tipo de atuação as ações de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação de competências, avaliação de desempenho, remuneração e carreira, clima organizacional e outras inerentes ao RH passarão de meras ações da área para serem atuações estratégicas e complementares na condução das pessoas para a Visão organizacional.
E agora, você tem um RH Estratégico? Em caso positivo, parabéns! Certamente esse é um dos pilares de sucesso da sua empresa. Se a resposta for negativa, comece agir.

http://www.administradores.com.br/informe-se/informativo/as-empresas-tem-rh-estrategico/10357/

Nenhum comentário:

Postar um comentário